EnglishEspañol

Como funcionam os amaciantes?

Do ponto de vista do consumidor, a principal finalidade dos amaciantes é a de tornar as roupas mais maciais e flexíveis para o uso. No Brasil, esse produto chegou na década de 70 e, desde então, vem aprimorando sua qualidade e tecnologia, tornando-se também muito importante no cuidado com as roupas. 

Mas afinal, por que devemos utilizar amaciantes? Confira a seguir.

Entenda a função dos amaciantes

Ao contrário do que muitos pensam, a função do amaciante vai muito além de perfumar as peças de roupa. Para entender melhor sua função, é necessário entender também a formação dos tecidos e funcionamento dos sabões.

A lavação dos tecidos é feita com tensoativos aniônicos presentes nos sabões. Quando estão em uma solução aquosa, esses sabões possuem carga negativa em sua porção hidrofílica (parte que possui afinidade com a água). Os tensoativos aniônicos empregados na lavação são adsorvidos pelos tecidos, aumentando o potencial elétrico sobre a superfície. 

Como os tecidos são formados pelo entrelaçamento de fios, a repulsão de cargas negativas sobre o mesmo acaba provocando o efeito de embaraçamento das fibras.

É aí que entram os amaciantes, neutralizando as cargas negativas remanescentes dos sabões, lava roupas e alcalinizantes, promovendo um fio mais regular ("liso"), e por isso mais lubrificado, melhorando a mobilidade do tecido/malha.

Para além disso, devido à sua capacidade de ficar aderido na superfície da fibra têxtil, o amaciante promove uma carga positiva nessa superfície. Uma vez que cargas iguais se repelem, um fio repele o outro, provocando esse "estufamento" que traduzimos em nossos sentidos tátil e visual como maciez.
O amaciante também impede o acúmulo de cargas eletrostáticas em fibras sintéticas como poliéster, evitando situações incômodas, como grudar em objetos, barulhos de estalos e atração por sujeira. 

Do que são compostos os amaciantes?

Os amaciantes são formulações compostas por tensoativos catiônicos, essência, corante, conservante e água.  

As essências são encontradas principalmente em forma de óleos essenciais. Para chamar a atenção do consumidor, são adicionados corantes, com destaque para os poliméricos, que são solúveis em água possibilitando melhor estabilidade da dispersão. 

Já o uso do conservante é indispensável, pois é ele que irá inibir o crescimento microbiano no produto, garantindo a durabilidade até sua validade e protegendo seu perfume.

Conheça as soluções do SmartLab



Para que todas as características de um excelente amaciante sejam mantidas, é primordial o uso de matérias-primas de alta qualidade. É por isso que nosso SmartLab está sempre atento às novas tecnologias e tendências do mercado, para desenvolver soluções que aliem alta eficiência e tecnologia, atuando de forma estratégica e inteligente com formulações personalizadas para o dia a dia dos nossos clientes. Afinal, acreditamos que a nossa química está em harmonia com a sua rotina.

Um dos exemplos disso, é o Isogen TXT 200, uma base para amaciante dispersível em água fria que resulta em uma otimização de processo e redução de mão de obra. 

O Isogen TXT 200 apresenta maior poder de amaciamento em relação às demais bases para dispersão à frio tradicionais do mercado. Além disso, apresenta alta viscosidade, pouca formação de espuma facilitando o enxágue, não forma grumos e nem amarela o tecido.

O produto ainda é hipoalergênico e rapidamente biodegradável. Clique aqui e saiba mais. 

Deseja conhecer melhor o nosso SmartLab? Entre em contato com um dos nossos especialistas para compreender como podemos colaborar com a evolução e o futuro do seu negócio, atuando como uma extensão do seu laboratório. 

Camila SimeoniAnalista de P&D na Macler
Compartilhe:

Leia também

Amaciantes domésticos: boas práticas e estratégias para formulações de alto desempenho

Poucos produtos do segmento de cuidados com o lar passaram por tantas transformações quanto os amaciantes. A evolução técnica e tecnológica nos últimos anos incluiu desde estruturas inovadoras de formulação para ganho de viscosidade.

Saiba mais
Boas práticas para formular limpadores de alta performance

Com este artigo, buscamos oferecer um ponto de partida mais claro e eficiente para os formuladores que desejam desenvolver produtos de limpeza com alto desempenho, segurança e custo-benefício.

Saiba mais
Tudo que você precisa saber para formular um detergente automotivo

Neste artigo, mergulharemos nas nuances técnicas por trás de uma formulação equilibrada e funcional, que atenda ao desejo primordial dos fabricantes: uma excelente relação custo-benefício.

Saiba mais
Voltar

Nossa química

Usamos nosso laboratório para criar soluções
químicas inteligentes em equilíbrio com a sua realidade.

Para seu produto
Para seu negócio

Campos obrigatórios.

Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível. Ao continuar a navegar no site, você concorda com esse uso. Para mais informações sobre como usamos cookies, veja nossa Política de Privacidade.

Continuar