EnglishEspañol

A FISPQ agora é FDS. Conheça as principais mudanças.

A norma ABNT NBR 14725: 2023 é responsável pela regulamentação e segurança de produtos químicos. Conheça as mudanças na versão publicada em julho deste ano.

A segurança no transporte e manuseio de produtos químicos tem extrema importância em diversos setores da indústria: no setor logístico, na conservação da saúde humana e proteção do meio ambiente. É imprescindível que os produtos químicos sejam identificados, classificados e rotulados adequadamente.

A norma ABNT NBR 14725: 2023 é responsável pela regulamentação e segurança de produtos químicos. No dia 3 de julho de 2023, uma nova versão foi publicada, com o título: 

(ABNT) NBR 14725:2023 Produtos químicos - Informação sobre segurança, saúde e meio ambiente - Aspectos gerais do Sistema Globalmente Harmonizado (GHS), classificação, FDS e rotulagem de produtos químicos. 

Com essa nova versão, todas as indústrias químicas ou empresas que fazem o manejo de resíduos químicos, devem atentar-se às mudanças para manter as operações em conformidade com as normas vigentes.

Principais mudanças

Alinhando-se a padrões internacionais, com diretrizes do Purple Book, do Orange Book e do GHS (Sistema Globalmente Harmonizado), esta revisão apresenta diretrizes em sete seções e dezessete anexos. Foram adicionadas informações de novas classes de perigo, sub categorias e critérios de classificação harmonizados. 

Uma das principais mudanças atribuídas é a nova terminologia da FISPQ (Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos), que passará a se chamar FDS (Ficha com Dados de Segurança). 

O sistema de classificação teve a inclusão de duas novas classes de perigo para Explosivos Dessensibilizados e Perigoso à Camada de Ozônio. Além disso, também foram incluídas novas regras para a rotulagem, com alteração ou inclusão de frases de perigo ou precaução.

Confira um resumo das alterações:

  • Novos critérios de classificação de misturas, os famosos blends.
  • De 16 para 17 classes de perigo.
  • Mudança em algumas frases de perigo e precaução.
  • Nova classe de perigo ao meio ambiente, além da inclusão da classe de perigo à camada de ozônio.
  • Nova subcategoria para gases inflamáveis.
  • Disponibilização de telefone 24 horas para o caso de acidentes.
  • Produtos com peso igual ou menor de 250 mL passarão a ser obrigatoriamente rotulados conforme GHS.
  • Avaliação de compreensibilidade dos operadores, em conformidade com a NR 26.

Prazo para adequação

O prazo de adequação para as empresas é de 24 meses a partir da publicação da norma. Realizar um planejamento da revisão dos documentos é uma ótima opção para atender o prazo previsto.

O estudo da norma é indispensável para a elaboração da FDS, juntamente com uma equipe multidisciplinar. O envolvimento dos setores na elaboração enfatiza a importância da classificação e rotulagem de produtos químicos e permite uma criticidade maior na revisão do documento.
 

Conte com a Macler como seu
parceiro químico atento à legislação

A Macler reconhece sua responsabilidade com a saúde humana e o meio ambiente. Por isso, estamos atentos às normas vigentes e nos capacitando para iniciar as revisões, treinando uma equipe multidisciplinar que conta com profissionais de P&D, Logística, Marketing, Qualidade e Suporte Técnico, para adequar os nossos documentos de forma assertiva, buscando a excelência nesse processo.
 

Maria Rosângela MarcolinoAnalista de Qualidade na Macler
Compartilhe:

Leia também

Amaciantes domésticos: boas práticas e estratégias para formulações de alto desempenho

Poucos produtos do segmento de cuidados com o lar passaram por tantas transformações quanto os amaciantes. A evolução técnica e tecnológica nos últimos anos incluiu desde estruturas inovadoras de formulação para ganho de viscosidade.

Saiba mais
Boas práticas para formular limpadores de alta performance

Com este artigo, buscamos oferecer um ponto de partida mais claro e eficiente para os formuladores que desejam desenvolver produtos de limpeza com alto desempenho, segurança e custo-benefício.

Saiba mais
Tudo que você precisa saber para formular um detergente automotivo

Neste artigo, mergulharemos nas nuances técnicas por trás de uma formulação equilibrada e funcional, que atenda ao desejo primordial dos fabricantes: uma excelente relação custo-benefício.

Saiba mais
Voltar

Nossa química

Usamos nosso laboratório para criar soluções
químicas inteligentes em equilíbrio com a sua realidade.

Para seu produto
Para seu negócio

Campos obrigatórios.

Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível. Ao continuar a navegar no site, você concorda com esse uso. Para mais informações sobre como usamos cookies, veja nossa Política de Privacidade.

Continuar